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OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

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Mensagem por DTMC Ter Set 17, 2013 1:42 pm

marcos_imirim escreveu:Mais lenha na fervura dessa discussão. Presidente Dilma critica empresas que administram rodovias. E afirmou que quando não der para unir os interesses das empresas com o dos usuários, "nós vamos fazer obra pública". Agora o Danilo fica bruto.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1343093-apos-fracasso-de-leilao-dilma-diz-que-empresa-nao-pode-ter-ganho-elevadissimo.shtml

7/09/2013 - 09h32
Dilma promete reavaliação de rodovias concedidas e condena ganho 'elevadíssimo'
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A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (17) que o governo está fazendo uma reavaliação "uma a uma" das estradas concedidas pelo país e afirmou que as empresas não podem querer uma "remuneração elevadíssima" para estradas fáceis de se administrar.
Na semana passada, um dos dois leilões de rodovias não atraiu nenhum interessado.
Após fracasso de leilão, governo vai cobrir 'risco Dnit'
Dilma deu as declarações em entrevista a duas emissoras de rádio do Rio Grande do Sul pela manhã. A presidente criticou as concessões de rodovias feitas no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Ela disse que existe uma dificuldade de conciliar interesses das empresas, que pretendem obter o máximo de lucro, e dos usuários, que "exigem um pedágio muito baixo".
"Quando for prático, concreto e efetivo unir as duas coisas, nós vamos unir. Quando não der para unir as duas coisas, nós vamos fazer obra pública."
A presidente afirmou ainda que "é conto de fadas" fazer concessão sem pagar pedágio e citou vantagens do modelo, como rapidez nas obras e na manutenção.
Reportagem da Folha mostrou que o governo obrigou as concessionárias de rodovias repassadas ao setor privado entre 2007 e 2009 a assinar um documento em que se comprometem a terminar obras atrasadas para não ter seus pedágios reduzidos.
Dilma também negou que esteja sendo feito um processo de "concessão fatiada", por trechos, das estradas e afirmou que o governo apenas está avaliando as características específicas dessas BRs.
"Essas rodovias todas concedidas no passado, antes de 2003, têm uma característica. Foram concedidas com concessão só para administrar a rodovia e fazer manutenção. Não estava previsto nenhum quilômetro de duplicação", disse
MENSALÃO
Na entrevista, Dilma também foi questionada sobre o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Ela disse que o governo respeita decisões da Justiça e que não pode comentar o assunto para manter a "harmonia" entre os Poderes.
Também falou que conversou com o presidente americano, Barack Obama, e que em breve serão divulgadas informações sobre sua decisão de viajar aos Estados Unidos em outubro.
Corringido Marcos.

"Não vamos fazer obra pública..."

Fora um monte de besteira que ela falou aí sobre os projetos antigos.

Engraçado que assumir o erro, no caso de 2007, onde as obras não foram realizadas pois o modelo era ruim... ela não fala...

O governo obrigou a assinar um documento para as concessionárias fazerem as obras atrasadas a 5 anos para não ter o pedágio reduzido ???

- Obras estão atrasadas pois o modelo era ruim e o fluxo de caixa não viabilizava as obras
- Se estão atrasadas, já deveriam ter sido punidas faz tempo
- Mas agora o governo diz que, caso não atrasem mais do que já esta, vai punir elas...

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Mensagem por marcos_imirim Ter Set 17, 2013 2:48 pm

DTMC escreveu:
marcos_imirim escreveu:Mais lenha na fervura dessa discussão. Presidente Dilma critica empresas que administram rodovias. E afirmou que quando não der para unir os interesses das empresas com o dos usuários, "nós vamos fazer obra pública". Agora o Danilo fica bruto.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1343093-apos-fracasso-de-leilao-dilma-diz-que-empresa-nao-pode-ter-ganho-elevadissimo.shtml

7/09/2013 - 09h32
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A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (17) que o governo está fazendo uma reavaliação "uma a uma" das estradas concedidas pelo país e afirmou que as empresas não podem querer uma "remuneração elevadíssima" para estradas fáceis de se administrar.
Na semana passada, um dos dois leilões de rodovias não atraiu nenhum interessado.
Após fracasso de leilão, governo vai cobrir 'risco Dnit'
Dilma deu as declarações em entrevista a duas emissoras de rádio do Rio Grande do Sul pela manhã. A presidente criticou as concessões de rodovias feitas no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Ela disse que existe uma dificuldade de conciliar interesses das empresas, que pretendem obter o máximo de lucro, e dos usuários, que "exigem um pedágio muito baixo".
"Quando for prático, concreto e efetivo unir as duas coisas, nós vamos unir. Quando não der para unir as duas coisas, nós vamos fazer obra pública."
A presidente afirmou ainda que "é conto de fadas" fazer concessão sem pagar pedágio e citou vantagens do modelo, como rapidez nas obras e na manutenção.
Reportagem da Folha mostrou que o governo obrigou as concessionárias de rodovias repassadas ao setor privado entre 2007 e 2009 a assinar um documento em que se comprometem a terminar obras atrasadas para não ter seus pedágios reduzidos.
Dilma também negou que esteja sendo feito um processo de "concessão fatiada", por trechos, das estradas e afirmou que o governo apenas está avaliando as características específicas dessas BRs.
"Essas rodovias todas concedidas no passado, antes de 2003, têm uma característica. Foram concedidas com concessão só para administrar a rodovia e fazer manutenção. Não estava previsto nenhum quilômetro de duplicação", disse
MENSALÃO
Na entrevista, Dilma também foi questionada sobre o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Ela disse que o governo respeita decisões da Justiça e que não pode comentar o assunto para manter a "harmonia" entre os Poderes.
Também falou que conversou com o presidente americano, Barack Obama, e que em breve serão divulgadas informações sobre sua decisão de viajar aos Estados Unidos em outubro.
Corringido Marcos.

"Não vamos fazer obra pública..."

Fora um monte de besteira que ela falou aí sobre os projetos antigos.

Engraçado que assumir o erro, no caso de 2007, onde as obras não foram realizadas pois o modelo era ruim... ela não fala...

O governo obrigou a assinar um documento para as concessionárias fazerem as obras atrasadas a 5 anos para não ter o pedágio reduzido ???

- Obras estão atrasadas pois o modelo era ruim e o fluxo de caixa não viabilizava as obras
- Se estão atrasadas, já deveriam ter sido punidas faz tempo
- Mas agora o governo diz que, caso não atrasem mais do que já esta, vai punir elas...

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Caro Danilo, a Folha retificou ?  Na reportagem está "nós vamos fazer obra pública". Não fiquei louco ainda.
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Mensagem por DTMC Ter Set 17, 2013 2:55 pm

marcos_imirim escreveu:
DTMC escreveu:
marcos_imirim escreveu:Mais lenha na fervura dessa discussão. Presidente Dilma critica empresas que administram rodovias. E afirmou que quando não der para unir os interesses das empresas com o dos usuários, "nós vamos fazer obra pública". Agora o Danilo fica bruto.

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A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (17) que o governo está fazendo uma reavaliação "uma a uma" das estradas concedidas pelo país e afirmou que as empresas não podem querer uma "remuneração elevadíssima" para estradas fáceis de se administrar.
Na semana passada, um dos dois leilões de rodovias não atraiu nenhum interessado.
Após fracasso de leilão, governo vai cobrir 'risco Dnit'
Dilma deu as declarações em entrevista a duas emissoras de rádio do Rio Grande do Sul pela manhã. A presidente criticou as concessões de rodovias feitas no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Ela disse que existe uma dificuldade de conciliar interesses das empresas, que pretendem obter o máximo de lucro, e dos usuários, que "exigem um pedágio muito baixo".
"Quando for prático, concreto e efetivo unir as duas coisas, nós vamos unir. Quando não der para unir as duas coisas, nós vamos fazer obra pública."
A presidente afirmou ainda que "é conto de fadas" fazer concessão sem pagar pedágio e citou vantagens do modelo, como rapidez nas obras e na manutenção.
Reportagem da Folha mostrou que o governo obrigou as concessionárias de rodovias repassadas ao setor privado entre 2007 e 2009 a assinar um documento em que se comprometem a terminar obras atrasadas para não ter seus pedágios reduzidos.
Dilma também negou que esteja sendo feito um processo de "concessão fatiada", por trechos, das estradas e afirmou que o governo apenas está avaliando as características específicas dessas BRs.
"Essas rodovias todas concedidas no passado, antes de 2003, têm uma característica. Foram concedidas com concessão só para administrar a rodovia e fazer manutenção. Não estava previsto nenhum quilômetro de duplicação", disse
MENSALÃO
Na entrevista, Dilma também foi questionada sobre o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Ela disse que o governo respeita decisões da Justiça e que não pode comentar o assunto para manter a "harmonia" entre os Poderes.
Também falou que conversou com o presidente americano, Barack Obama, e que em breve serão divulgadas informações sobre sua decisão de viajar aos Estados Unidos em outubro.
Corringido Marcos.

"Não vamos fazer obra pública..."

Fora um monte de besteira que ela falou aí sobre os projetos antigos.

Engraçado que assumir o erro, no caso de 2007, onde as obras não foram realizadas pois o modelo era ruim... ela não fala...

O governo obrigou a assinar um documento para as concessionárias fazerem as obras atrasadas a 5 anos para não ter o pedágio reduzido ???

- Obras estão atrasadas pois o modelo era ruim e o fluxo de caixa não viabilizava as obras
- Se estão atrasadas, já deveriam ter sido punidas faz tempo
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Caro Danilo, a Folha retificou ?  Na reportagem está "nós vamos fazer obra pública". Não fiquei louco ainda.
Marcão... vão fazer obra pública no passo que sempre foi... 1km a cada 50 anos...

Fui irônico com o "não vamos fazer..."

DTMC
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Mensagem por marcos_imirim Ter Set 17, 2013 3:04 pm

DTMC escreveu:
marcos_imirim escreveu:
DTMC escreveu:
marcos_imirim escreveu:Mais lenha na fervura dessa discussão. Presidente Dilma critica empresas que administram rodovias. E afirmou que quando não der para unir os interesses das empresas com o dos usuários, "nós vamos fazer obra pública". Agora o Danilo fica bruto.

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A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (17) que o governo está fazendo uma reavaliação "uma a uma" das estradas concedidas pelo país e afirmou que as empresas não podem querer uma "remuneração elevadíssima" para estradas fáceis de se administrar.
Na semana passada, um dos dois leilões de rodovias não atraiu nenhum interessado.
Após fracasso de leilão, governo vai cobrir 'risco Dnit'
Dilma deu as declarações em entrevista a duas emissoras de rádio do Rio Grande do Sul pela manhã. A presidente criticou as concessões de rodovias feitas no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Ela disse que existe uma dificuldade de conciliar interesses das empresas, que pretendem obter o máximo de lucro, e dos usuários, que "exigem um pedágio muito baixo".
"Quando for prático, concreto e efetivo unir as duas coisas, nós vamos unir. Quando não der para unir as duas coisas, nós vamos fazer obra pública."
A presidente afirmou ainda que "é conto de fadas" fazer concessão sem pagar pedágio e citou vantagens do modelo, como rapidez nas obras e na manutenção.
Reportagem da Folha mostrou que o governo obrigou as concessionárias de rodovias repassadas ao setor privado entre 2007 e 2009 a assinar um documento em que se comprometem a terminar obras atrasadas para não ter seus pedágios reduzidos.
Dilma também negou que esteja sendo feito um processo de "concessão fatiada", por trechos, das estradas e afirmou que o governo apenas está avaliando as características específicas dessas BRs.
"Essas rodovias todas concedidas no passado, antes de 2003, têm uma característica. Foram concedidas com concessão só para administrar a rodovia e fazer manutenção. Não estava previsto nenhum quilômetro de duplicação", disse
MENSALÃO
Na entrevista, Dilma também foi questionada sobre o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Ela disse que o governo respeita decisões da Justiça e que não pode comentar o assunto para manter a "harmonia" entre os Poderes.
Também falou que conversou com o presidente americano, Barack Obama, e que em breve serão divulgadas informações sobre sua decisão de viajar aos Estados Unidos em outubro.
Corringido Marcos.

"Não vamos fazer obra pública..."

Fora um monte de besteira que ela falou aí sobre os projetos antigos.

Engraçado que assumir o erro, no caso de 2007, onde as obras não foram realizadas pois o modelo era ruim... ela não fala...

O governo obrigou a assinar um documento para as concessionárias fazerem as obras atrasadas a 5 anos para não ter o pedágio reduzido ???

- Obras estão atrasadas pois o modelo era ruim e o fluxo de caixa não viabilizava as obras
- Se estão atrasadas, já deveriam ter sido punidas faz tempo
- Mas agora o governo diz que, caso não atrasem mais do que já esta, vai punir elas...

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Caro Danilo, a Folha retificou ?  Na reportagem está "nós vamos fazer obra pública". Não fiquei louco ainda.
Marcão... vão fazer obra pública no passo que sempre foi... 1km a cada 50 anos...

Fui irônico com o "não vamos fazer..."
Putz, não havia entendido. Como você escreveu "corrrigindo", pensei que estava retificando a informação.
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Mensagem por Alexandre Melo Ter Set 17, 2013 9:07 pm

Danilão...a verdade é que o mercado chora muito. Quando falam que é governo se colocam como coitadinhos e tentam de todas as formas ganhar mais....é um prêmio. Bem....como Dilmão falou, precisam sentar e buscar um acordo que seja vantajoso para os dois lados.....e falar para esses empresários que obra do governo não é sinônimo de ficar rico da noite para o dia.
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Mensagem por DTMC Qua Set 18, 2013 8:35 am

Alexandre Melo escreveu:Danilão...a verdade é que o mercado chora muito. Quando falam que é governo se colocam como coitadinhos e tentam de todas as formas ganhar mais....é um prêmio. Bem....como Dilmão falou, precisam sentar e buscar um acordo que seja vantajoso para os dois lados.....e falar para esses empresários que obra do governo não é sinônimo de ficar rico da noite para o dia.
Alexandre, só para não confundir as coisas.

Operador de rodovia não tira retorno em obra, e sim na operação.

As empresas querem a obra mais barata possível, pois não são elas que realizam a construção, isso é terceirizada e com valores já estabelecido no fluxo da proposta.

Se na proposta o cara previu que iria consumir X milhões em duplicação e na verdade consumiu XX milhões, isso é risco dele, o governo não altera nada, simplesmente pelo maior custo o cara tem seu retorno espremido. E o contrário também, se ele conseguir ser mais eficiente, o retorno dele aumenta.

Esse é outro benefício das concessões, as obras tem que ser em linha, para não fuder com o retorno do concessionário... este nunca vai querer pagar mais do que precisa. Diferente de obras tocadas pelo DNIT... onde o aditivo e extrapolação são regras.

Hoje tem leilão as 10h, salvo engano meu é somente por aquele trecho que teve oito propostas. Não conheço esses estudos, não vi, mas esse trecho se tem oito propostas e com players grandes no bid, deve ser atraente e oferecer um bom deságio, o governo somente tem de se atentar em não balizar sua decisão somente pelo deságio... muito empresa faz conta de chegada para ganhar, e depois não entrega a rodovia continua uma merda, e aí como o preço baixo da tarifa é usado como bandeira política, a agência reguladora não tem força para punir as empresas. Essa é minha maior crítica.

A outra já deixei claro, trechos sem viabilidade, precisam sim de retorno maiores e não dessa cantilena de baixo retorno. Do contrário esses trechos vão continuar detonados como estão hoje.

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