BRUTUS VERDES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

+8
Joao ZN
Alexandre Melo
HORT5
balada
Denilson MAV
Daniel Martins
DTMC
Renato Lula
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Renato Lula Ter Set 10, 2013 8:04 am

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1339540-governo-fecha-neste-ano-leilao-de-rodovias.shtml


Com o esperado sucesso do primeiro leilão de rodovias, marcado para próxima semana, o governo Dilma definiu o calendário para leiloar os outros sete trechos ainda neste ano. O plano é que o último lote de rodovias seja leiloado até 27 de dezembro.
Das nove rodovias que vão a leilão, três já estão com data marcada. Das outras seis, quatro estão com estudos finalizados e podem ter os editais publicados assim que o TCU der o aval.
Já as rodovias BR-040/DF-MG e BR-116/MG-BA, que tiveram seus leilões adiados no início do ano, gerando as primeiras dúvidas sobre o pacote de concessões lançado em agosto de 2012 pela presidente, dependem de o ministério atualizar os estudos e entregá-los para análise do tribunal. Por isso, elas devem ser as últimas a ir a leilão.
"Com relação a rodovias, estamos muito tranquilos", disse o ministro Cesar Borges (Transportes). Segundo ele, o governo tem confiança de que haverá disputa nos dois primeiros lotes de rodovias com leilões marcados para 18 de setembro, as BR-262/MG-ES e BR-050/MG-GO.
Editoria de Arte/Folhapress
OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 13252657
QUATRO GRUPOS
Até sexta-feira, 32 companhias haviam pedido a certidão negativa de débito, documento necessário para entrar no leilão.
O ministro aposta que cada lote será disputado por ao menos quatro grupos, o que deve fazer com que os preços tetos estipulados para os pedágios possam cair. O critério para a escolha do vencedor da disputa é o menor valor de pedágio ofertado.
Segundo o ministro, a estratégia do governo foi oferecer primeiro os lotes mais atrativos, onde há menor risco em relação às obras e maior possibilidade de receita. Segundo ele, as empresas que não vencerem esses primeiros lotes vão ter mais apetite para os outros lotes.
"Agora é o filé. Mas não é que depois venha a carne de pescoço. É filezinho", afirmou Borges.
Para o ministro, as condições dadas pelo "project finance" --em que as garantias reais são dadas pelas receitas da concessão-- e a possibilidade de parceria com fundos de pensão de estatais para formar o capital das empresas vão dar condições para que companhias entrem em mais de um leilão.
Segundo o ministro, sem essas condições, os estudos do governo apontam que as companhias privadas só teriam capacidade de participar de 15% a 20% dos negócios oferecidos no programa de concessões.
Os fundos se comprometem a injetar até R$ 12 bilhões para serem sócios das concessões.
Borges afirmou que os primeiros leilões acabaram cancelados porque havia imprecisões de projeto e críticas à taxa de retorno, que foram resolvidas ao longo do ano.
Renato Lula
Renato Lula
Gugu

Mensagens : 681
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por DTMC Ter Set 10, 2013 8:09 am

Se quiser fazer leilão, deixando o mercado regular o retorno via bid ok.

Se quiser ficar dando marretada em número para restringir retorno, vai se dar mal.

DTMC
Gugu

Mensagens : 980
Data de inscrição : 02/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Daniel Martins Ter Set 10, 2013 9:03 am

Depende do valor do pedágio sou a favor o que não pode é ser igual as do estado de SP com pedágios mais caros do mundo !
Daniel Martins
Daniel Martins
Brutus

Mensagens : 4327
Data de inscrição : 17/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Renato Lula Ter Set 10, 2013 9:34 am

A questão nem é ser contra ou a favor, é que as Ptistetes sempre criticaram o governo tucano pela privatização das estradas.

Agora vão falar o que ?

Espero que as Xixiquentes e afins tenham pelo menos coerência na critica.
Renato Lula
Renato Lula
Gugu

Mensagens : 681
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Daniel Martins Ter Set 10, 2013 10:01 am

Renato Lula escreveu:A questão nem é ser contra ou a favor, é que as Ptistetes sempre criticaram o governo tucano pela privatização das estradas.

Agora vão falar o que ?

Espero que as Xixiquentes e afins tenham pelo menos coerência na critica.
 Eles já privatizaram outras !
Daniel Martins
Daniel Martins
Brutus

Mensagens : 4327
Data de inscrição : 17/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Denilson MAV Ter Set 10, 2013 11:00 am

Eu só sei de uma coisa, o direito de ir e vir não existe mais...
Do mesmo modo em que não temos nada nessa vida, tudo pertence a outras pessoas...
Compramos um carro, pagamos a vista...mas não podemos dizer que é nosso, pois se atrasar o documento, meu carro que comprei não pode andar nas ruas senão é preso.
Compro um apartamento, pago a vista mas não posso dizer que é meu, pois se não pagar o imposto todo ano, a prefeitura vai lá e pega....

é complicado.....
Denilson MAV
Denilson MAV
Popeye

Mensagens : 2913
Data de inscrição : 20/03/2012
Idade : 43
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por balada Ter Set 10, 2013 5:24 pm

Renato Lula escreveu:A questão nem é ser contra ou a favor, é que as Ptistetes sempre criticaram o governo tucano pela privatização das estradas.

Agora vão falar o que ?

Espero que as Xixiquentes e afins tenham pelo menos coerência na critica.
Nao tem como defender qualquer partido, sao todos ladroes, só muda o nome da gang.
balada
balada
Popeye

Mensagens : 3170
Data de inscrição : 23/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por HORT5 Ter Set 10, 2013 5:42 pm

Denilson MAV escreveu:Eu só sei de uma coisa, o direito de ir e vir não existe mais...
Do mesmo modo em que não temos nada nessa vida, tudo pertence a outras pessoas...
Compramos um carro, pagamos a vista...mas não podemos dizer que é nosso, pois se atrasar o documento, meu carro que comprei não pode andar nas ruas senão é preso.
Compro um apartamento, pago a vista mas não posso dizer que é meu, pois se não pagar o imposto todo ano, a prefeitura vai lá e pega....

é complicado.....
:mdent: 

É FODA MESMO.
HORT5
HORT5
Popeye

Mensagens : 2846
Data de inscrição : 22/02/2013
Idade : 35
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Alexandre Melo Ter Set 10, 2013 8:16 pm

Renathinho, os dois modelos são bem diferentes. Vamos morrer chamando a turminha do PSDB de privatizadores de plantão.OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 2686969642 
E vcs jamais conseguirão atribuir algo perto disso ao PT.
Alexandre Melo
Alexandre Melo
Olivia Palito

Mensagens : 1404
Data de inscrição : 23/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Renato Lula Qua Set 11, 2013 7:45 am

Alexandre Melo escreveu:Renathinho, os dois modelos são bem diferentes. Vamos morrer chamando a turminha do PSDB de privatizadores de plantão.OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 2686969642 
E vcs jamais conseguirão atribuir algo perto disso ao PT.

Eu quero que se foda o PSDB, mas isso mostra quanto partideiro é sem cérebro.
Renato Lula
Renato Lula
Gugu

Mensagens : 681
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Joao ZN Qua Set 11, 2013 9:01 am

Renato Lula escreveu:A questão nem é ser contra ou a favor, é que as Ptistetes sempre criticaram o governo tucano pela privatização das estradas.

Agora vão falar o que ?

Espero que as Xixiquentes e afins tenham pelo menos coerência na critica.

É tanta burrice que não sei nem por onde começar. Privatizar nunca foi o problema, o problema sempre foi o modelo da privatização.

Mas vou discutir com ateu militante? Nem fudendo.
Joao ZN
Joao ZN
Brutus

Mensagens : 4145
Data de inscrição : 17/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por marcos_imirim Qui Set 12, 2013 12:25 pm

O modelo de concessão adotado pelo PSDB se baseia no consórcio que oferecer o maior valor ao governo pela concessão.

Já o modelo adotado na gestão petista premiou aquele consórcio que contemplasse a menor tarifa para o consumidor, foi o que aconteceu com as rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt. Se eu não me engano, R$ 1,99 à época por praça de pedágio. Existe uma diferença muito grande entre os modelos. É só ver o valor cobrado na Imigrantes.

Não à toa grandes construtoras, como a Odebrecht, fazem parte do contrato social de vários consórcios por aí.

Mas não esquentem. O Governo de SP autorizou a cobrança por trecho percorrido em qualquer rodovia pedagiada. Hoje paga pedágio apenas aquele que passar por uma praça de pedágio. Assim que essa medida entrar em vigor, pórticos instalados nas rodovias identificarão o carro na entrada e saída das rodovias independente de haver praças de pedágio ou não, e mandarão a cobrança para a casa do alegre contribuinte paulista. Aliás, todos deverão instalar em seus carros o "sem parar", sob pena de multa. Maiores detalhes aqui: http://www.transvias.com.br/3275/noticias/Pedagio-por-trecho-percorrido-sera-adotado-em-SP
marcos_imirim
marcos_imirim
Olivia Palito

Mensagens : 1212
Data de inscrição : 11/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por xiquento Qui Set 12, 2013 1:32 pm

Renato Lula escreveu:A questão nem é ser contra ou a favor, é que as Ptistetes sempre criticaram o governo tucano pela privatização das estradas.

Agora vão falar o que ?

Espero que as Xixiquentes e afins tenham pelo menos coerência na critica.
EU PESSOALMENTE SÓ CRITICO O PREÇO DOS PEDAGIOS, TANTO Q AS OUTRAS PRIVATIZAÇÕES Q FORAM FEITAS, OS PEDAGIOS SÃO MUITO INFERIORES AOS PREÇOS COBRADOS AQUI EM SP, AO CONTRARIO DE VC, Q ABRIU O POST COM O INTUITO DE CRITICAR UMA AÇÃO, SO PELO FATO DELE PARTIR DO GOVERNO FEDERAL.
xiquento
xiquento
Popeye

Mensagens : 2849
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 58
Localização : SÃO BERNARDO DO CAMPO

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por DTMC Qui Set 12, 2013 2:58 pm

Vamos lá, vendi por 5 anos toll roads para investidor estrangeiro, se tem algo que eu manjo além de baladas e djs internacionais (OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 2686969642 ), é toll road.

- Pedágio de SP é mais caro porque ?

1 - Concessão Onerosa, paga-se um fee upfront (alguns bilhões), e um % da receita arrecadada para que o Estado mantenha as rodovias não privatizadas;

2 - Diferença temporal. As rodovias paulistas privatizadas em meados de 1993/94 são mais caras por conta da estrutura da economia e do mercado de capital àquela época.

Porra, 1994, 1 ano apenas de economia estável, e você vem pedir investimento ao setor privado por um prazo de 25-30 anos, como você acha que ele iria reagir ? Risco e retorno amigo... qual imbecil iria colocar seu dinheiro em um projeto inovador (nunca feito no país), sem marco regulatório testado, sem jurisprudência, com severas dúvidas junto ao ambiente econômico futuro (afinal o Plano Real não tinha 1 ano sequer) e principalmente, sem garantia de financiamento. Eram necessários bilhões de R$ de financiamento para cumprir as exigências do edital: upfront do concession fee, e investimentos nos primeiros anos, como que as empresas iam se financiar para isso ? O mercado de crédito no BR era cretino, então elas tiveram que sair e buscar no mercado lá fora, aí você soma mais um spread de risco no retorno que esse empresário vai exigir. Um grande exemplo disso é que até pouco tempo atrás as tarifas em SP eram reajustadas via IGPM, porque ? Pois o IGPM conta com 40% de sua composição baseada em câmbio, e uma vez que o concessionário tinha se financiado lá fora e a indexação de sua receita (oriunda da tarifa) a volatilidade cambial, lhe conferia um hedge natural.

Já dizia Friedman, não tem almoço grátis amigo... risco e retorno, quanto maior o primeiro, maior é o retorno exigido.

Agora as rodovias federais em 2007.

O leilão foi um mico. A idéia do Gov. Federal era exatamente fazer um contraponto aos preços praticados em SP, ou seja, oferecer um retorno baixo para ter uma tarifa baixa. Notadamente uma disputa mais política do que técnica, e aí não cabe crítica só ao Gov. Federal, pois logo depois o Serra fez o mesmo no RodoAnel.

O erro do leilão em 2007:

- Tirou a concession fee para baratear o pedágio (você tira um valor que o concessionário tem que pagar, logo ele pode manter o fluxo de caixa dele com uma tarifa menor, é natural). Porém, ao tirar o concession fee, ele incorreu no erro de não ter filtro para aventureiros... com um concession fee alto, não é qualquer empresa que consegue entrar e participar do leilão, isso evita aventureiros que não vão entregar os projetos, como esta ocorrendo agora.

Exemplos: Regis, Fernao Dias e a BR que corta o litoral de Santa Catarina, foram outorgadas em 2007 com um preço de tarifa/km, salvo engano meu, cerca de 70% menor do que aqueles praticados em SP, aí temos as perguntas:

1 - Regis, Fernao e BR SC, depois de quase 7 anos de concessão, são rodovias do nível de qualidade como AutoBan, Castello, Imigrantes ? Não chega nem perto...

2 - Aplicando uma tarifa muito baixa, você desequilibra o fluxo de caixa dos concessionários, logo obras que eram previstas em contrato não são realizadas e ficam sendo postergadas indefinidamente. No caso da Regis Bittencourt, a principal obra (duplicação da Serra do Cafezal), trecho mais perigoso em todo o BR, ainda não ocorreu, e a previsão era para os primeiros anos de contrato; a construção do contorno de Floripa, também não ocorreu, e uma série de obras previstas... todas sendo postergadas. Isso ocorre porque a tarifa é baixa, e o fluxo de caixa gerado na concessão não é suficiente. E porque o Gov. Federal não pune elas ? Porque seria dar o braço a torcer que o modelo teve o viés mais populista (temos tarifa menor), do que efetivamente resolver os problemas da rodovia.

Os 2 modelos, ao meu ver, seriam válidos, mas em situações diferentes:

- O modelo paulista, que oferece retornos maiores e restringe aventureiros, tem de ser aplicado em rodovias em péssimo estado, com baixa demanda de tráfego e com necessidade de obras estruturais. Pois você diz ao investidor, olha, esse ativo é realmente cagado... por isso te ofereço um retorno melhor.

Agora no caso de rodovias com forte tráfego, e com necessidade apenas de obras de manutenção, aí o modelo federal se encaixa. Pois obras de manutenção exigem pouco investimento, mesmo empresas pequenas poderiam participar, e a rodoviar por ser de qualidade e ter tráfego, gera um fluxo de caixa estável, e um retorno quase que garantido, dependendo apenas da eficiência operacional do concessionário. Ou seja, cara este ativo é top... quer ele ? Fácil de operar e gerador de caixa, por isso amigão... te ofereço um retorno menor, e que vai ser menor ainda pois na competição do leilão todo mundo vai querer levar e o retorno cair.

O grande erro no caso dos governos, e digo no plural pois o PSDB também ficou com essa sanha populista e fez merda nos últimos leilões, é querer regular retorno de mercado, querer dizer quanto o setor privado deve ganhar.

A conta esta aí... concessões de rodovia e ferrovia, anunciadas em 2012 ainda não saíram... pois se sair, com o retorno baixo que tentaram empurrar... o governo passa vergonha, pois ninguém vai participar.

Agora que a economia ta afundando, viram que precisam urgente de investimento para reaquecer, por isso estão sendo mais flexíveis, anunciaram facilidades nos bids (financiamento especialmente) e retornos um pouco melhores, e devem tentar colocar os ativos na rua agora em Outubro/Novembro.

Demanda... sempre vai ter, sempre tem aquela empresa imbecil que quer entrar a qualquer custo e depois enrrolar o governo, os leilões de 2007 explicitam bem isso, muita rodovia ali teve um tapa buraco, pintura de faixa... e só.

Enfim... o político brasileiro além de desonesto é burro, e não consegue enxergar no médio/longo prazo, só enxerga até as próximas eleições.

DTMC
Gugu

Mensagens : 980
Data de inscrição : 02/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por marcos_imirim Qui Set 12, 2013 3:38 pm

E no final das contas, o povo que se foda pra pagar.

Estou comentando com visão de consumidor, foda-se se a CCR isso ou aquilo, eu só quero pagar o pedágio justo, o que não é o caso em SP. Maldita FEPASA que desativou a linha turística de trem para Santos. Malditos governos, todos eles, que sucatearam as ferrovias brasileiras. Mil vezes pagar uma passagem de trem do que um pedágio caro. Será se não podem fazer um aeroporto na baixada, garanto que muita gente toparia pagar um pouco mais para ir de avião rapidinho pra baixada e não ter que ficar horas a fio presos em congestionamentos nos feriados.

Você, caro Danilo, é um cara de mercado, com visão mercadista. Defende o que acha correto. Mas nada vai me convencer que é correto a pagar mais de R$ 20,00 por um trecho de pedágio para o litoral. É fora da realidade, me desculpe.
marcos_imirim
marcos_imirim
Olivia Palito

Mensagens : 1212
Data de inscrição : 11/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por DTMC Qui Set 12, 2013 4:20 pm

marcos_imirim escreveu:E no final das contas, o povo que se foda pra pagar.

Estou comentando com visão de consumidor, foda-se se a CCR isso ou aquilo, eu só quero pagar o pedágio justo, o que não é o caso em SP. Maldita FEPASA que desativou a linha turística de trem para Santos. Malditos governos, todos eles, que sucatearam as ferrovias brasileiras. Mil vezes pagar uma passagem de trem do que um pedágio caro. Será se não podem fazer um aeroporto na baixada, garanto que muita gente toparia pagar um pouco mais para ir de avião rapidinho pra baixada e não ter que ficar horas a fio presos em congestionamentos nos feriados.

Você, caro Danilo, é um cara de mercado, com visão mercadista. Defende o que acha correto. Mas nada vai me convencer que é correto a pagar mais de R$ 20,00 por um trecho de pedágio para o litoral. É fora da realidade, me desculpe.
Marcos, é justo o preço que você paga.
Porque o cara foi lá e assumiu um puta risco para investir e tornar a rodovia top hoje. Além disso, se você fizer uma análise por R$/km os preços de SP estão em linha com a média mundial. O preçó é justo mas o mecanismo de cobrança é burro.

O que pode ser feito para atenuar tudo isso e você pagar nominalmente um preço menor:

- Extensão do prazo da concessão: os contratos de concessão são balizados pelo fluxo de caixa e TIR, se você estende o prazo de uma concessão e adiciona investimentos de manutenção, visto que os big investments já foram feitos, você tem aí espaço para reduzir tarifa pois, o prazo aumento (arrecadação também) e o investimento não é tão pesado como no começo, logo você pode diminuir a tarifa. Lógico que tem que analisar a solvência das empresas, não adianta dar 100 anos a mais de prazo e colocar a tarifa a 0,50 centavos, pois se no fluxo faz sentido, em relação a liquidez não... pois essa empresa quebraria visto que tem compromissos (credores e acionistas), assumidos anteriormente.

- Agora o cenário ideal, é pedagiar todo mundo.

Quer um exemplo, a Dutra tem sua maior concentração de tráfego nas extremidades (Rio e SP), porém as praças de pedágio ficam em locais de baixa densidade de tráfego, ou seja, aquele cara paga caro pois tem que pagar o dele, e de toda a galera que REALMENTE é heavy user na rodovia e não paga. Só para ter noção, apenas 6% dos usuários da Dutra pagam a tarifa. Na AutoBan é um pouco melhor, mas não chega a 25% dos usuários. E sabe porque os pedágios foram alocados em locais de baixa densidade ? Populismo político.

A saída ? Ou você paga o pedágio por trecho percorrido, como nos EUA (sistema mais justo de todos), ou re-aloca as praças para locais com maior densidade, aí ao invés de 6% dos usuários pagarem a tarifa, passam a pagar 50-70%... a queda que ocorre na tarifa é estúpida! Cai 2, 3, 4, 5x.

É justo o cara que mora em GRU e/ou o cara que vai sempre pro aeroporto não pagar pedágio ? Esse cara usa a rodovia TODO SANTO DIA, os investimentos são todos em favor dele (afinal os investimentos sempre consideram aonde tem mais demanda e tráfego), e esse cara não paga ABSOLUTAMENTE NADA POR ISSO.

DTMC
Gugu

Mensagens : 980
Data de inscrição : 02/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por marcos_imirim Qui Set 12, 2013 4:38 pm

DTMC escreveu:
marcos_imirim escreveu:E no final das contas, o povo que se foda pra pagar.

Estou comentando com visão de consumidor, foda-se se a CCR isso ou aquilo, eu só quero pagar o pedágio justo, o que não é o caso em SP. Maldita FEPASA que desativou a linha turística de trem para Santos. Malditos governos, todos eles, que sucatearam as ferrovias brasileiras. Mil vezes pagar uma passagem de trem do que um pedágio caro. Será se não podem fazer um aeroporto na baixada, garanto que muita gente toparia pagar um pouco mais para ir de avião rapidinho pra baixada e não ter que ficar horas a fio presos em congestionamentos nos feriados.

Você, caro Danilo, é um cara de mercado, com visão mercadista. Defende o que acha correto. Mas nada vai me convencer que é correto a pagar mais de R$ 20,00 por um trecho de pedágio para o litoral. É fora da realidade, me desculpe.
Marcos, é justo o preço que você paga.
Porque o cara foi lá e assumiu um puta risco para investir e tornar a rodovia top hoje. Além disso, se você fizer uma análise por R$/km os preços de SP estão em linha com a média mundial. O preçó é justo mas o mecanismo de cobrança é burro.

O que pode ser feito para atenuar tudo isso e você pagar nominalmente um preço menor:

- Extensão do prazo da concessão: os contratos de concessão são balizados pelo fluxo de caixa e TIR, se você estende o prazo de uma concessão e adiciona investimentos de manutenção, visto que os big investments já foram feitos, você tem aí espaço para reduzir tarifa pois, o prazo aumento (arrecadação também) e o investimento não é tão pesado como no começo, logo você pode diminuir a tarifa. Lógico que tem que analisar a solvência das empresas, não adianta dar 100 anos a mais de prazo e colocar a tarifa a 0,50 centavos, pois se no fluxo faz sentido, em relação a liquidez não... pois essa empresa quebraria visto que tem compromissos (credores e acionistas), assumidos anteriormente.

- Agora o cenário ideal, é pedagiar todo mundo.

Quer um exemplo, a Dutra tem sua maior concentração de tráfego nas extremidades (Rio e SP), porém as praças de pedágio ficam em locais de baixa densidade de tráfego, ou seja, aquele cara paga caro pois tem que pagar o dele, e de toda a galera que REALMENTE é heavy user na rodovia e não paga. Só para ter noção, apenas 6% dos usuários da Dutra pagam a tarifa. Na AutoBan é um pouco melhor, mas não chega a 25% dos usuários. E sabe porque os pedágios foram alocados em locais de baixa densidade ? Populismo político.

A saída ? Ou você paga o pedágio por trecho percorrido, como nos EUA (sistema mais justo de todos), ou re-aloca as praças para locais com maior densidade, aí ao invés de 6% dos usuários pagarem a tarifa, passam a pagar 50-70%... a queda que ocorre na tarifa é estúpida! Cai 2, 3, 4, 5x.

É justo o cara que mora em GRU e/ou o cara que vai sempre pro aeroporto não pagar pedágio ? Esse cara usa a rodovia TODO SANTO DIA, os investimentos são todos em favor dele (afinal os investimentos sempre consideram aonde tem mais demanda e tráfego), e esse cara não paga ABSOLUTAMENTE NADA POR ISSO.
A ARTESP já aprovou o pedágio por trecho. Postei o link acima. Desculpe, mas não concordo com o seu ponto de vista. Com o modelo atual, os caras já enchem o bolso de dinheiro. No modelo proposto, ganharão dez vezes mais, como você mesmo mostrou. Os caras sabiam muito bem das condições dos pedágios quando entraram no negócio, ninguém os enganou. Acontece que eles fizeram muito o lobby nos bastidores e agora vão multiplicar os seus lucros. Os caixas de campanha dos partidos vão estourar ano que vem visto que as concessionárias de pedágio estão ultrapassando as construtoras como os maiores financiadores de campanha.
marcos_imirim
marcos_imirim
Olivia Palito

Mensagens : 1212
Data de inscrição : 11/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por DTMC Qui Set 12, 2013 5:16 pm

marcos_imirim escreveu:
DTMC escreveu:
marcos_imirim escreveu:E no final das contas, o povo que se foda pra pagar.

Estou comentando com visão de consumidor, foda-se se a CCR isso ou aquilo, eu só quero pagar o pedágio justo, o que não é o caso em SP. Maldita FEPASA que desativou a linha turística de trem para Santos. Malditos governos, todos eles, que sucatearam as ferrovias brasileiras. Mil vezes pagar uma passagem de trem do que um pedágio caro. Será se não podem fazer um aeroporto na baixada, garanto que muita gente toparia pagar um pouco mais para ir de avião rapidinho pra baixada e não ter que ficar horas a fio presos em congestionamentos nos feriados.

Você, caro Danilo, é um cara de mercado, com visão mercadista. Defende o que acha correto. Mas nada vai me convencer que é correto a pagar mais de R$ 20,00 por um trecho de pedágio para o litoral. É fora da realidade, me desculpe.
Marcos, é justo o preço que você paga.
Porque o cara foi lá e assumiu um puta risco para investir e tornar a rodovia top hoje. Além disso, se você fizer uma análise por R$/km os preços de SP estão em linha com a média mundial. O preçó é justo mas o mecanismo de cobrança é burro.

O que pode ser feito para atenuar tudo isso e você pagar nominalmente um preço menor:

- Extensão do prazo da concessão: os contratos de concessão são balizados pelo fluxo de caixa e TIR, se você estende o prazo de uma concessão e adiciona investimentos de manutenção, visto que os big investments já foram feitos, você tem aí espaço para reduzir tarifa pois, o prazo aumento (arrecadação também) e o investimento não é tão pesado como no começo, logo você pode diminuir a tarifa. Lógico que tem que analisar a solvência das empresas, não adianta dar 100 anos a mais de prazo e colocar a tarifa a 0,50 centavos, pois se no fluxo faz sentido, em relação a liquidez não... pois essa empresa quebraria visto que tem compromissos (credores e acionistas), assumidos anteriormente.

- Agora o cenário ideal, é pedagiar todo mundo.

Quer um exemplo, a Dutra tem sua maior concentração de tráfego nas extremidades (Rio e SP), porém as praças de pedágio ficam em locais de baixa densidade de tráfego, ou seja, aquele cara paga caro pois tem que pagar o dele, e de toda a galera que REALMENTE é heavy user na rodovia e não paga. Só para ter noção, apenas 6% dos usuários da Dutra pagam a tarifa. Na AutoBan é um pouco melhor, mas não chega a 25% dos usuários. E sabe porque os pedágios foram alocados em locais de baixa densidade ? Populismo político.

A saída ? Ou você paga o pedágio por trecho percorrido, como nos EUA (sistema mais justo de todos), ou re-aloca as praças para locais com maior densidade, aí ao invés de 6% dos usuários pagarem a tarifa, passam a pagar 50-70%... a queda que ocorre na tarifa é estúpida! Cai 2, 3, 4, 5x.

É justo o cara que mora em GRU e/ou o cara que vai sempre pro aeroporto não pagar pedágio ? Esse cara usa a rodovia TODO SANTO DIA, os investimentos são todos em favor dele (afinal os investimentos sempre consideram aonde tem mais demanda e tráfego), e esse cara não paga ABSOLUTAMENTE NADA POR ISSO.
A ARTESP já aprovou o pedágio por trecho. Postei o link acima. Desculpe, mas não concordo com o seu ponto de vista. Com o modelo atual, os caras já enchem o bolso de dinheiro. No modelo proposto, ganharão dez vezes mais, como você mesmo mostrou. Os caras sabiam muito bem das condições dos pedágios quando entraram no negócio, ninguém os enganou. Acontece que eles fizeram muito o lobby nos bastidores e agora vão multiplicar os seus lucros. Os caixas de campanha dos partidos vão estourar ano que vem visto que as concessionárias de pedágio estão ultrapassando as construtoras como os maiores financiadores de campanha.
Para Marcos.

A 25 anos atrás, você tomaria a decisão de investir bilhões em um negócio:

1 - Em um país cuja a inflação estava controlada havia 1 ano
2 - Um modelo de negócios NUNCA DANTES TESTADO
3 - Sem marco regulatório e jurídico

É algo do tipo: olha ta vendo aquele magrelinho ali com a 11, então, investe nele 10 milhões hoje, que daqui a 10 anos, ele vai se tornar o maior jogador do BR e você vai lucrar muito.

Você faria esse investimento ?

Eu faria, se... me pagassem um puta retorno... não faria se fosse para investir 10M e receber 11M na frente, queria investir 10M e receber 30M, afinal o risco do magrelinho se fuder e eu perder tudo, é gigante.

DTMC
Gugu

Mensagens : 980
Data de inscrição : 02/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Alexandre Melo Qui Set 12, 2013 9:22 pm

Renato Lula escreveu:
Alexandre Melo escreveu:Renathinho, os dois modelos são bem diferentes. Vamos morrer chamando a turminha do PSDB de privatizadores de plantão.OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 2686969642 
E vcs jamais conseguirão atribuir algo perto disso ao PT.
Eu quero que se foda o PSDB, mas isso mostra quanto partideiro é sem cérebro.
Também prefiro seguir a linha do companheiro jão...nem vou discutir.
Mas é engraçado....essa turma do PSDB não assume nada...renega o próprio partido para mostrar vantagem.:mdent: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 2686969642 :mdent: 
Alexandre Melo
Alexandre Melo
Olivia Palito

Mensagens : 1404
Data de inscrição : 23/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Renato Lula Sex Set 13, 2013 12:04 am

Alexandre Melo escreveu:
Renato Lula escreveu:
Alexandre Melo escreveu:Renathinho, os dois modelos são bem diferentes. Vamos morrer chamando a turminha do PSDB de privatizadores de plantão.OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 2686969642 
E vcs jamais conseguirão atribuir algo perto disso ao PT.
Eu quero que se foda o PSDB, mas isso mostra quanto partideiro é sem cérebro.
Também prefiro seguir a linha do companheiro jão...nem vou discutir.
Mas é engraçado....essa turma do PSDB não assume nada...renega o próprio partido para mostrar vantagem.:mdent: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 2686969642 :mdent: 

Não sei se vc me colocou nessa turma do PSDB, se foi errou feio pq eu já votei no PSDB e nunca mais voto nesse partido.

Hoje para presidente eu votaria na Dilma tranquilamente.
Renato Lula
Renato Lula
Gugu

Mensagens : 681
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por DTMC Sex Set 13, 2013 8:17 pm

Nao avisei...

Onde ja se viu esses empresários quererem ganhar dinheiro, eles tem so e que pagar imposto para que possamos inflar a maquina com vários companheiros e sobrar um para comprar os romanee conti do lula...

Ou entao e tudo golpe da mídia golpista, fdps!

:mdent: 

http://m.g1.globo.com/economia/noticia/2013/09/governo-nao-recebe-proposta-para-leilao-de-trecho-da-br-262.html

DTMC
Gugu

Mensagens : 980
Data de inscrição : 02/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por xiquento Sex Set 13, 2013 9:49 pm

REALMENTE, ASSUMIR RODOVIA EM SÃO PAULO É MUITO RISCO, TETA É EM SERGIPE, ALAGOAS, NO AMAZONAS,   COMO FALA BOSTA O PHD, DEVE SO ANDAR DE AUTORAMA, OU NO CONDOMINIO DO PAPAI
xiquento
xiquento
Popeye

Mensagens : 2849
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 58
Localização : SÃO BERNARDO DO CAMPO

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Alexandre Melo Sáb Set 14, 2013 12:00 am

DTMC escreveu:Nao avisei...

Onde ja se viu esses empresários quererem ganhar dinheiro, eles tem so e que pagar imposto para que possamos inflar a maquina com vários companheiros e sobrar um para comprar os romanee conti do lula...

Ou entao e tudo golpe da mídia golpista, fdps!

:mdent: 

http://m.g1.globo.com/economia/noticia/2013/09/governo-nao-recebe-proposta-para-leilao-de-trecho-da-br-262.html
Avisou?

Um trecho recebeu 8 propostas e o outro nenhum....o que diabos vc avisou, hein?OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias 2686969642 :
Alexandre Melo
Alexandre Melo
Olivia Palito

Mensagens : 1404
Data de inscrição : 23/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por marcos_imirim Sáb Set 14, 2013 8:46 am

DTMC escreveu:Nao avisei...

Onde ja se viu esses empresários quererem ganhar dinheiro, eles tem so e que pagar imposto para que possamos inflar a maquina com vários companheiros e sobrar um para comprar os romanee conti do lula...

Ou entao e tudo golpe da mídia golpista, fdps!

:mdent: 

http://m.g1.globo.com/economia/noticia/2013/09/governo-nao-recebe-proposta-para-leilao-de-trecho-da-br-262.html
Mas para a BR-050 houve oito propostas de consórcios querendo  participar. As condiçoes deveriam ser parecidas para as duas rodovias. Por que os empresários que voce fala optaram pela BR-050 e deixaram a BR-262 de lado ? Deve haver um motivo bem plausível, é só corrigir esse motivo que aparecerão interessados, sem abandonar a essência do que tem sido os leiloes de concessões que o governo tem feito.
marcos_imirim
marcos_imirim
Olivia Palito

Mensagens : 1212
Data de inscrição : 11/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por DTMC Sáb Set 14, 2013 8:18 pm

xiquento escreveu:REALMENTE, ASSUMIR RODOVIA EM SÃO PAULO É MUITO RISCO, TETA É EM SERGIPE, ALAGOAS, NO AMAZONAS,   COMO FALA BOSTA O PHD, DEVE SO ANDAR DE AUTORAMA, OU NO CONDOMINIO DO PAPAI
Como você é burro em Xixi...

- Uma concessão em SP sim, é diferente do Sergipe, coisa que até um debilitado intelectual igual você sabe, mas parece que o Gov. Federal não sabe, afinal não soube oferecer os incentivos necessários para que a concessão no ES fosse viável e atraente aos investidores, até por isso não ocorreu nenhuma proposta para ela. Ou seja, se o Xixi que é burro percebe isso, fico imaginando o nível daqueles que comandam o processo de leilão dessas concessões;

- Além de burro, ou é cego, ou tem ética seletiva selecionando apenas aquilo que lhe interessa, ou é desonesto mesmo. Pois a minha referência de risco de concessão foi SP e em diferentes períodos de tempo, para justificar o preço mais alto cobrado aqui. Um investimento em 1994 apresentava muito mais risco do que um investimento hoje, e por uma série de fatores que expliquei aonde até o Bortolotti conseguiria entender, mas parece que você, nem isso consegue;

- Volta para a repartição, e vai separar papel e bater carimbo, pois qualquer coisa diferente disso já confunde sua cabecinha limitada.

DTMC
Gugu

Mensagens : 980
Data de inscrição : 02/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias Empty Re: OFF - Governo fecha neste ano leilão de rodovias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos