As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
+4
milhouse
Thiago Fava
Daniel Martins
Paulo Hetfield
8 participantes
Página 1 de 1
As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
As três prioridades do novo marketing do Palmeiras
17/04/2013 - POR RODRIGO CAPELO | FUTEBOL
Paulo Gregoraci foi, aos cinco anos, mascote do Palmeiras, incentivado pelo pai, diretor e conselheiro do clube por muitos anos, e pelo avô, que ajudou a construir o estádio Palestra Itália. Cinco décadas depois, aos 58 anos, o publicitário é um dos nomes escolhidos pelo novo presidente, Paulo Nobre, para reerguer um time que está na segunda divisão pela segunda vez.
No ano passado, Gregoraci completou 40 anos de publicidade. Começou como auxiliar de mídia na Mauro Salles e passou por Y&R, Ogilvy, Leo Burnett, Talent, Fallon e presidiu a W/Brasil, do corintiano Washington Olivetto, do qual é sócio atualmente na WMcCann. Neste ano, assumiu a diretoria de marketing do Palmeiras – um cargo estatutário, não remunerado.
A primeira atitude do novo diretor de marketing palmeirense foi contratar Marcelo Giannubilo, executivo que passou pela Unimed e pelo Fluminense na década de 2000, para a vaga de CMO do Palmeiras. Chief Marketing Officer. Um nome novo para um clube que tenta se profissionalizar e superar o descrédito causado pelo rebaixamento à Série B em 2012.
O planejamento montado por Gregoraci e Giannubilo é composto por três prioridades.
1. Patrocínios
Para um clube que assumidamente não tem dinheiro, a primeira preocupação do novo marketing é conseguir verba. A meta de Gregoraci é elevar a receita com patrocínios e publicidade entre 20% e 30% em relação à que o time obteve no ano passado e chegar a R$ 40 milhões.
O publicitário e sua equipe estão no mercado há cerca de dois meses em busca de novos parceiros. “É óbvio que, no montante que queremos, não é um negócio que se consegue com só uma apresentação, mas estamos tateando o mercado e ele está receptivo”, conta o diretor de marketing.
A participação na Série B, para ele, não será um problema. Com um estudo da Informídia em mãos, uma agência de pesquisas que mede a exposição de atletas, clubes e esportes na mídia, o publicitário tem dito às empresas que, na segunda divisão, a visibilidade será até maior do que no ano passado.
A lógica é que, como o Palmeiras será o clube de mais renome na divisão, ele terá toda a atenção da imprensa durante o possível retorno à elite.
2. Sócio-torcedor
O programa de sócios-torcedores é a segunda prioridade de Gregoraci. Atualmente, há 13 mil associados com mensalidades em dia, e a meta é elevar este número para 40 mil até o fim deste ano.
“Não será fácil, mas queremos fazer um programa que seja eficiente, que ofereça vantagens não só na compra antecipada e desconto no ingresso, mas outros benefícios”, explica o dirigente.
“Não adianta termos um sócio-torcedor que ganha 2 mil ou 3 mil sócios a cada mês e perde 1 mil. Temos que ganhar aqui e fechar o ralo ali, porque não dá para ganhar e perder, ganhar e perder”.
Neste aspecto, a iniciativa da Ambev, que montou um grupo de empresas para dar descontos em produtos no supermercado aos principais clubes do Brasil, vem em boa hora.
3. Branding
Muitos sabem que o Palmeiras é um grande clube e tem uma marca forte. Mas basta falar em Palmeiras para que as pessoas o associem a desordem e má gestão.
Gregoraci quer mudar esta história.
“A marca Palmeiras é muito forte, tem 15 milhões de torcedores fiéis, mas que estão distantes. É um trabalho de longo prazo, mas que teremos de fazer para fidelizar o nosso consumidor”, afirma.
Nesse ponto, o primeiro passo é organizar a casa. Contratar Giannubilo e um novo supervisor para o marketing, definir quais são as funções de cada um dos funcionários que já pertenciam ao departamento e estruturar a área foram as primeiras medidas.
“Não adianta querer revigorar uma marca se não houver uma organização interna. A partir do momento em que estivermos organizados, com uma estratégia definida, um plano de marketing definido dentro de um planejamento como um todo, ficará muito mais fácil revigorar a marca”, diz.
A partir daí, conseguir um ídolo para a torcida é uma das estratégias.
17/04/2013 - POR RODRIGO CAPELO | FUTEBOL
Paulo Gregoraci foi, aos cinco anos, mascote do Palmeiras, incentivado pelo pai, diretor e conselheiro do clube por muitos anos, e pelo avô, que ajudou a construir o estádio Palestra Itália. Cinco décadas depois, aos 58 anos, o publicitário é um dos nomes escolhidos pelo novo presidente, Paulo Nobre, para reerguer um time que está na segunda divisão pela segunda vez.
No ano passado, Gregoraci completou 40 anos de publicidade. Começou como auxiliar de mídia na Mauro Salles e passou por Y&R, Ogilvy, Leo Burnett, Talent, Fallon e presidiu a W/Brasil, do corintiano Washington Olivetto, do qual é sócio atualmente na WMcCann. Neste ano, assumiu a diretoria de marketing do Palmeiras – um cargo estatutário, não remunerado.
A primeira atitude do novo diretor de marketing palmeirense foi contratar Marcelo Giannubilo, executivo que passou pela Unimed e pelo Fluminense na década de 2000, para a vaga de CMO do Palmeiras. Chief Marketing Officer. Um nome novo para um clube que tenta se profissionalizar e superar o descrédito causado pelo rebaixamento à Série B em 2012.
O planejamento montado por Gregoraci e Giannubilo é composto por três prioridades.
1. Patrocínios
Para um clube que assumidamente não tem dinheiro, a primeira preocupação do novo marketing é conseguir verba. A meta de Gregoraci é elevar a receita com patrocínios e publicidade entre 20% e 30% em relação à que o time obteve no ano passado e chegar a R$ 40 milhões.
O publicitário e sua equipe estão no mercado há cerca de dois meses em busca de novos parceiros. “É óbvio que, no montante que queremos, não é um negócio que se consegue com só uma apresentação, mas estamos tateando o mercado e ele está receptivo”, conta o diretor de marketing.
A participação na Série B, para ele, não será um problema. Com um estudo da Informídia em mãos, uma agência de pesquisas que mede a exposição de atletas, clubes e esportes na mídia, o publicitário tem dito às empresas que, na segunda divisão, a visibilidade será até maior do que no ano passado.
A lógica é que, como o Palmeiras será o clube de mais renome na divisão, ele terá toda a atenção da imprensa durante o possível retorno à elite.
2. Sócio-torcedor
O programa de sócios-torcedores é a segunda prioridade de Gregoraci. Atualmente, há 13 mil associados com mensalidades em dia, e a meta é elevar este número para 40 mil até o fim deste ano.
“Não será fácil, mas queremos fazer um programa que seja eficiente, que ofereça vantagens não só na compra antecipada e desconto no ingresso, mas outros benefícios”, explica o dirigente.
“Não adianta termos um sócio-torcedor que ganha 2 mil ou 3 mil sócios a cada mês e perde 1 mil. Temos que ganhar aqui e fechar o ralo ali, porque não dá para ganhar e perder, ganhar e perder”.
Neste aspecto, a iniciativa da Ambev, que montou um grupo de empresas para dar descontos em produtos no supermercado aos principais clubes do Brasil, vem em boa hora.
3. Branding
Muitos sabem que o Palmeiras é um grande clube e tem uma marca forte. Mas basta falar em Palmeiras para que as pessoas o associem a desordem e má gestão.
Gregoraci quer mudar esta história.
“A marca Palmeiras é muito forte, tem 15 milhões de torcedores fiéis, mas que estão distantes. É um trabalho de longo prazo, mas que teremos de fazer para fidelizar o nosso consumidor”, afirma.
Nesse ponto, o primeiro passo é organizar a casa. Contratar Giannubilo e um novo supervisor para o marketing, definir quais são as funções de cada um dos funcionários que já pertenciam ao departamento e estruturar a área foram as primeiras medidas.
“Não adianta querer revigorar uma marca se não houver uma organização interna. A partir do momento em que estivermos organizados, com uma estratégia definida, um plano de marketing definido dentro de um planejamento como um todo, ficará muito mais fácil revigorar a marca”, diz.
A partir daí, conseguir um ídolo para a torcida é uma das estratégias.
Paulo Hetfield- Brutus
- Mensagens : 4520
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 56
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
ESSE CARA MANJA DO RISCADO !
Daniel Martins- Brutus
- Mensagens : 4327
Data de inscrição : 17/02/2012
Thiago Fava- Gugu
- Mensagens : 834
Data de inscrição : 17/02/2012
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
Só groselha. Nada de concreto.
milhouse- Gugu
- Mensagens : 559
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 41
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
Patrocinio 20% maior, 40 mil associados e marca Palmeiras forte e reconhecida? Sao objetivos concretos, sim.milhouse escreveu:Só groselha. Nada de concreto.
Thiago Fava- Gugu
- Mensagens : 834
Data de inscrição : 17/02/2012
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
Oxalá consigam tudo isso!Thiago Fava escreveu:Patrocinio 20% maior, 40 mil associados e marca Palmeiras forte e reconhecida? Sao objetivos concretos, sim.milhouse escreveu:Só groselha. Nada de concreto.
Paulo Hetfield- Brutus
- Mensagens : 4520
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 56
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
SÓ PROXETO
LEMBRAM DO MORTADELO E SALAMINHO?
LEMBRAM DO MORTADELO E SALAMINHO?
seurashid- Olivia Palito
- Mensagens : 1199
Data de inscrição : 22/02/2013
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
E ele pensa que vai conseguir 40 mil sócios torcedores como?
Dando 5% de desconto na compra de cerveja?
Sócio torcedor você só consegue com time de futebol bom, que empolgue o seu torcedor, um bom time, disputando títulos e sendo competitivo, consegue esse número facilmente. Ano passado apenas com uma final, o Palmeiras conseguiu 15 mil torcedores da noite para o dia.
E o Gregoracy, precisa se informar melhor, pois a torcida continua presente e não distante como ele disse.
Eles deveriam parar de criar cargos e contratar diretores e finalmente colocarem a mão na massa, vale ressaltar também, que R$ 40 milhões, o Palmeiras já obteve na época do Belluzzo, quando o nosso uniforme era mais bem remunerado que os gambás.
Dando 5% de desconto na compra de cerveja?
Sócio torcedor você só consegue com time de futebol bom, que empolgue o seu torcedor, um bom time, disputando títulos e sendo competitivo, consegue esse número facilmente. Ano passado apenas com uma final, o Palmeiras conseguiu 15 mil torcedores da noite para o dia.
E o Gregoracy, precisa se informar melhor, pois a torcida continua presente e não distante como ele disse.
Eles deveriam parar de criar cargos e contratar diretores e finalmente colocarem a mão na massa, vale ressaltar também, que R$ 40 milhões, o Palmeiras já obteve na época do Belluzzo, quando o nosso uniforme era mais bem remunerado que os gambás.
Maurício Arrivabene- Popeye
- Mensagens : 2505
Data de inscrição : 20/03/2013
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
Que cãomédia esse cara!
Thiago Fava- Gugu
- Mensagens : 834
Data de inscrição : 17/02/2012
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
Maurício Arrivabene escreveu:E ele pensa que vai conseguir 40 mil sócios torcedores como?
Dando 5% de desconto na compra de cerveja?
Sócio torcedor você só consegue com time de futebol bom, que empolgue o seu torcedor, um bom time, disputando títulos e sendo competitivo, consegue esse número facilmente. Ano passado apenas com uma final, o Palmeiras conseguiu 15 mil torcedores da noite para o dia.
E o Gregoracy, precisa se informar melhor, pois a torcida continua presente e não distante como ele disse.
Eles deveriam parar de criar cargos e contratar diretores e finalmente colocarem a mão na massa, vale ressaltar também, que R$ 40 milhões, o Palmeiras já obteve na época do Belluzzo, quando o nosso uniforme era mais bem remunerado que os gambás.
BOA, MAUAURICIO
O SÓCIO TORCEDOR DO INTER SÓ DESLANCHOU QUANDO ELES COMEÇARAM A FORMAR BOAS EQUIPAS
seurashid- Olivia Palito
- Mensagens : 1199
Data de inscrição : 22/02/2013
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
Maurício Arrivabene escreveu:E ele pensa que vai conseguir 40 mil sócios torcedores como?
Dando 5% de desconto na compra de cerveja?
Sócio torcedor você só consegue com time de futebol bom, que empolgue o seu torcedor, um bom time, disputando títulos e sendo competitivo, consegue esse número facilmente. Ano passado apenas com uma final, o Palmeiras conseguiu 15 mil torcedores da noite para o dia.
E o Gregoracy, precisa se informar melhor, pois a torcida continua presente e não distante como ele disse.
Eles deveriam parar de criar cargos e contratar diretores e finalmente colocarem a mão na massa, vale ressaltar também, que R$ 40 milhões, o Palmeiras já obteve na época do Belluzzo, quando o nosso uniforme era mais bem remunerado que os gambás.
E o Cadelles também é um gênio do marketing...
DTMC- Gugu
- Mensagens : 980
Data de inscrição : 02/03/2012
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
ESSE CÃO É UM GENIO!
RISSSSSSSSSSS
RISSSSSSSSSSS
Patolino- Olivia Palito
- Mensagens : 1195
Data de inscrição : 23/02/2013
Thiago Fava- Gugu
- Mensagens : 834
Data de inscrição : 17/02/2012
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
Thiago Fava escreveu:
O Cadellos Barrigudo que joga Wii na sala Casas Bahia querendo discutir sobre marketing com alguém, digamos, um pouquinho mais bem sucedido...
DTMC- Gugu
- Mensagens : 980
Data de inscrição : 02/03/2012
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
O Google Dog sabe tudo.DTMC escreveu:Thiago Fava escreveu:
O Cadellos Barrigudo que joga Wii na sala Casas Bahia querendo discutir sobre marketing com alguém, digamos, um pouquinho mais bem sucedido...
Thiago Fava- Gugu
- Mensagens : 834
Data de inscrição : 17/02/2012
Re: As três prioridades do marketing do Verdão para esse ano.
seurashid escreveu:Maurício Arrivabene escreveu:E ele pensa que vai conseguir 40 mil sócios torcedores como?
Dando 5% de desconto na compra de cerveja?
Sócio torcedor você só consegue com time de futebol bom, que empolgue o seu torcedor, um bom time, disputando títulos e sendo competitivo, consegue esse número facilmente. Ano passado apenas com uma final, o Palmeiras conseguiu 15 mil torcedores da noite para o dia.
E o Gregoracy, precisa se informar melhor, pois a torcida continua presente e não distante como ele disse.
Eles deveriam parar de criar cargos e contratar diretores e finalmente colocarem a mão na massa, vale ressaltar também, que R$ 40 milhões, o Palmeiras já obteve na época do Belluzzo, quando o nosso uniforme era mais bem remunerado que os gambás.
BOA, MAUAURICIO
O SÓCIO TORCEDOR DO INTER SÓ DESLANCHOU QUANDO ELES COMEÇARAM A FORMAR BOAS EQUIPAS
Pois é Sodo, futebol é ciência exata e bem simples por sinal, mas tem os trouxas que se apegam a currículo e viram vaquinhas de presépio. Aprendam, time de futebol não é empresa e torcedor não é consumidor, pois torcedor consome movido pela sua paixão, consumidor consome movido por sua razão.
Volto a repetir, sócio torcedor se conquista com time de qualidade e também com direito a voto em eleição, desconto em cerveja não conquista ninguém.
Maurício Arrivabene- Popeye
- Mensagens : 2505
Data de inscrição : 20/03/2013
Tópicos semelhantes
» Idéia para o marketing: famosos palmeirenses !!!
» KLEINA FALA EM TRES REFORÇOS PARA O BRASILEIRO
» vai cruzeiro leva esse lixo, verdão economiza 3 milhões !!!
» Link para assistir o verdão e o craque boa gente
» Marketing do BAHIA >>>>>>>>>>>> infinito>>>>>>>>>> Marketing do Palmeiras
» KLEINA FALA EM TRES REFORÇOS PARA O BRASILEIRO
» vai cruzeiro leva esse lixo, verdão economiza 3 milhões !!!
» Link para assistir o verdão e o craque boa gente
» Marketing do BAHIA >>>>>>>>>>>> infinito>>>>>>>>>> Marketing do Palmeiras
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|